Por que oferecer alimento premium ou super premium ao seu pet?
29
Ago

Por que oferecer alimento premium ou super premium ao seu pet?

De acordo com a Associação Brasileira de Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET) podemos classificar os alimentos secos destinados a cães e gatos em quatro categorias conforme seus aspectos mercadológicos: econômicos, standard, premium e super premium. Apesar de classificações diferentes todos os alimentos dentro das categorias devem ser completos e balanceados e estarem de acordo com as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que são baseadas nas recomendações da Association of American Feed Control Official (AAFCO, 2016) e do National Research Council (NRC, 2006).

Os alimentos econômicos e standards atendem as exigências nutricionais mínimas para cães e gatos e possuem em sua composição ingredientes de menor valor biológico, ou seja, ingredientes que são de baixa digestibilidade e palatabilidade para o animal. O animal deverá ingerir grandes quantidades destes alimentos para que possa atender a todas as suas necessidades nutricionais, por consequência, a produção de fezes será muito alta com aspectos e odores desagradáveis ao proprietário. O custo destes alimentos são mais baixos devido a qualidade da matéria-prima que são produzidos e, na maioria das vezes, estes alimentos não são testados quanto aos seus teores reais de nutrientes. Por serem formulados para atender apenas a exigência mínima de nutrientes, os teores de proteína e gorduras (extrato etéreo) são baixos o que leva a maiores teores de matéria mineral e fibras, e contribui consideravelmente para a baixa digestibilidade. Outro fator importante a ser considerado é que estes alimentos podem conter ingredientes substitutivos, ou seja, possuem formulação de ingredientes que irão variar de acordo com a disponibilidade e custos dos mesmos.

O alimento premium possui qualidade superior quando comparado com os das categorias econômica e standard, e aqui podemos diferenciar alguns produtos quanto a inclusão de eventuais substitutivos. Apesar de ser permitido a inclusão dos mesmos, empresas que prezam a qualidade de seus produtos não o fazem, por acreditarem que a qualidade do alimento e respeito pelo consumidor estão em primeiro lugar. Os alimentos premium apresentam boa digestibilidade e palatabilidade com teores moderados de proteínas e gorduras. A presença de ingredientes que promovem a saúde já passa a ser considerada na formulação de produtos premium. Ingredientes que auxiliam na prevenção de tártaro, saúde intestinal e urinária, saúde de pele e pelos, entre outros, são fatores que diferenciam os alimentos e os colocam em um patamar bem distante quando avalia-se o custo-benefício em relação aos alimentos econômicos e standards.

Já o alimento super premium tem como foco principal a qualidade por meio da nutrição e saúde ótima do animal. Os ingredientes utilizados para a formulação deste produto possuem elevada qualidade nutricional, o que significa que seus nutrientes estarão mais disponíveis para que o animal possa utilizá-los, é o que chamamos de alimento de alta digestibilidade. Além do elevado aproveitamento dos nutrientes, estes alimentos apresentam alta palatabilidade, os ingredientes utilizados são mais saborosos ao paladar do animal. Existe alto investimento por parte da empresa nas embalagens que estes produtos serão armazenados, pois seus teores de proteína e gordura são elevados, exceto para alimentos super premium destinados a controle de peso. Como o foco nesta categoria é sempre manter a qualidade, e não há variação de ingredientes na composição do produto, dizemos que este alimento possui formulação fixa. Por causa dos altos teores de proteína e gorduras estes alimentos possuem alta energia, portanto a quantidade a ser oferecida ao animal de estimação é menor comparado aos alimentos das demais categorias, além do que a produção de fezes será bem menor devido à alta digestibilidade. Os conceitos de nutrição e saúde estão extremamente correlacionados em um alimento super premium. Os teores de nutrientes estão acima das exigências dos animais para fornecer todo o suporte necessário para uma nutrição ótima ao longo de toda a vida do animal.