Conheça os principais grupos de nutrientes
26
Jul

Conheça os principais grupos de nutrientes

Cães e gatos apresentam exigências nutricionais muito diferentes entre si e ao longo de sua vida, e estas exigências são atendidas com os nutrientes do alimento, que são os conhecidos: proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais. Estes nutrientes estão presentes nos ingredientes que são adicionados ao alimento do seu animal de estimação, portanto o balanceamento de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais torna-se mais importante do que a combinação de ingredientes.

As proteínas são responsáveis pelo fornecimento de aminoácidos essenciais e estes são os verdadeiros nutrientes que serão utilizados pelo organismo do animal. As proteínas serão quebradas em pequenas moléculas, os aminoácidos, que serão utilizadas para a formação das proteínas funcionais dos organismos. Quando falamos sobre proteínas temos que pensar que será mais importante o perfil de aminoácidos que elas contêm do que o valor bruto de proteína em si. Os alimentos são formulados para que ocorra o balanço ideal dos aminoácidos que o animal precisa, portanto, além dos ingredientes como farinhas de vísceras de frango, carne fresca, farinha de carne e ossos, farinha de peixes, também é comum encontrarmos nos rótulos fontes de aminoácidos como metionina, lisina, triptofano, arginina, taurina entre outros e que são essenciais para a composição do alimento. Muitos ingredientes de origem animal possuem teores de proteína maiores quando comparados a aqueles de origem vegetal.

Os carboidratos são as moléculas primárias de energia para o animal em um alimento, pois estão prontamente disponíveis para serem utilizados na forma de glicose. Infelizmente nos dias de hoje, os carboidratos são conhecidos como os vilões dos alimentos, mas vale ressaltar que o grande erro não está na presença de carboidratos no alimento e sim na quantidade de alimento a ser oferecido ao seu animal de estimação associado a falta de atividade física, pois estes animais eram muito ativos se considerarmos seus habitats naturais. Cães e gatos apesar de serem da ordem carnívora não necessitam se alimentar apenas de carnes ou de tecidos de origem animal, eles necessitam receber nutrientes que atendam as suas exigências nutricionais. Muito estudos demonstram que cães e gatos aproveitam com grande eficiência os carboidratos presentes nos alimentos, porém assim como para os seres humanos, estes carboidratos necessitam de cozimento para que possam ser aproveitados pelo organismo. O milho e o arroz são os principais carboidratos utilizados nos alimentos para cães e gatos. Os carboidratos também são responsáveis por manter a saúde intestinal por meio das fibras presentes no alimento.

As gorduras e os óleos são importantíssimos para atender as exigências de ácidos graxos essenciais, os conhecidos ômegas 3 e 6. Estas moléculas são essenciais para manter pelos e peles saudáveis, contribuem para manutenção do sistema imunológico do animal, absorção de vitaminas lipossolúveis além de contribuírem para a palatabilidade do alimento, em outras palavras para deixar o alimento mais saboroso e atrativo para o cão e para o gato.

Enquanto que proteínas, carboidratos e gorduras são conhecidos como macronutrientes, pois são incorporados em grandes quantidades ao alimento, os minerais e as vitaminas são conhecidos como micronutrientes. Porém, apesar de entrarem em baixíssimas quantidades eles exercem papéis essenciais no organismo do cão e do gato. São ao total 14 minerais e 13 vitaminas que deverão ser balanceados no alimento para que o organismo animal funcione da melhor forma possível. Os ingredientes possuem teores de vitaminas e minerais que podem variar significativamente de acordo com o ambiente onde são produzidos, portanto os alimentos são enriquecidos com estes micronutrientes.

Garantir a nutrição adequada para o seu animal para que ele tenha uma saúde ótima ao longo de toda a vida depende da combinação de diversos nutrientes, por isso o uso de alimentos completos e balanceados de qualidade e adequado para cada fase de vida é de grande importância.