Alimentar ou nutrir: entenda a diferença!
11
Jul

Alimentar ou nutrir: entenda a diferença!

De uma coisa ninguém discorda, a de que cães e gatos não são mais apenas animais de estimação, nos dias de hoje eles são membros da nossa familia. Diante disto, diversas são as preocupações em relação a saúde e bem-estar dos nossos amigos, desde o momento da escolha do filhote certo, da melhor caminha, dos brinquedos e de todos os acessórios necessários para recebê-los com todo o amor e carinho. A alimentação é quesito importantíssimo quando pensamos no bem-estar de nossos amigos, pois o alimento balanceado corretamente e na quantidade adequada fará com que o seu animal tenha uma vida longa e saudável.

A alimentação adequada vai muito além da simples escolha de um alimento ou de ingredientes para compor a dieta. Para entendermos melhor sobre como o fator alimento pode influenciar de forma positiva ou negativa a saúde de um ser vivo devemos compreender os conceitos de alimentação e nutrição. A alimentação é o ato consciente de ingerir qualquer alimento e envolve o conjunto de hábitos que são praticados para a ingestão do mesmo. Já a nutrição está relacionada com o fato de que as necessidades de nutrientes de um organismo serão atendidas pelo alimento consumido e que este organismo por receber os nutrientes que precisa executará todas as funções vitais normalmente.

Nutrientes são substâncias que o organismo utiliza como fonte de energia ou como componentes de sua engrenagem metabólica para o crescimento, manutenção, reprodução, lactação, entre outros. Existem os nutrientes essenciais e não essenciais, estes últimos são os nutrientes que o organismo consegue produzir a partir de suas reservas, já os nutrientes essenciais são aqueles que o organismo não consegue produzir e obrigatoriamente necessitam ser obtidos do alimento ingerido. As proteínas, gorduras e carboidratos são conhecidos como macronutrientes, pois são adicionados em grandes quantidades ao alimento, já as vitaminas e minerais são os micronutrientes, por serem incluídos em pequenas quantidades. A água é um nutriente essencial, por isto a importância de disponibilizar água fresca e limpa todos os dias para o seu animal.

Há entre 40 a 45 nutrientes que devem ser considerados no alimento para que cães e gatos recebam uma alimentação completa e balanceada e que os manterá saudáveis e dará condições para que os animais desempenhem suas funções vitais ao longo de suas vidas. A Tutor Pet Food investe em ingredientes de qualidade para garantir que todos os nossos alimentos atendam as exigencias nutricionais de cães e gatos de acordo com sua idade e estilo de vida.